Como reduzir o risco de afrouxamento de fixadores roscados?
Projetar uma junta com base na pré-carga mínima esperada gerada pelo parafuso eliminará qualquer risco de afrouxamento. Se o "fator de segurança" não for aplicado, o projeto usando a média da pré-carga resultará em muitas possibilidades de afrouxamento do parafuso. Também é necessário deixar uma margem para a perda de pré-carga causada pela incorporação, que ocorre na rosca e abaixo da cabeça do parafuso e da superfície da porca quando a superfície de contato se estabelece.
Conheça os fixadores roscados
Na prática, os fixadores roscados são usados para produtos de engenharia de qualquer grau de complexidade. Uma das principais vantagens dos fixadores roscados sobre a maioria dos outros métodos de conexão é que eles podem ser removidos e reutilizados. Esta característica é geralmente a razão pela qual os fixadores roscados são utilizados preferentemente em relação a outros métodos de conexão. Eles geralmente desempenham um papel crucial na manutenção da integridade estrutural do produto. No entanto, eles também são uma fonte importante de problemas com máquinas e outros componentes. Parte da razão para estes problemas é o seu auto-afrouxamento involuntário.
Este auto-afrouxamento tem sido um problema desde o início da revolução industrial, e nos últimos 150 anos os inventores têm pensado em formas de evitar que isso aconteça. Muitos métodos comuns de travamento de fixadores roscados foram inventados há mais de 100 anos, mas os principais mecanismos que levam ao auto-afrouxamento só recentemente foram compreendidos. Existem vários mecanismos que podem causar afrouxamento de fixadores roscados; Estes podem ser classificados como soltos rotativos e soltos não rotativos.