Foguetes e parafusos explosivos
Modo de conexão entre os níveis de foguete multi-estágio, existem vários tipos de conexão em série, paralela e série-paralela. Tandem é a série de vários foguetes de estágio único em uma linha reta; A conexão paralela é colocar um foguete de estágio único maior no meio, chamado de estágio de núcleo, amarrar vários foguetes menores em torno dele, geralmente chamado de foguete de impulso ou impulsionador, ou seja, estágio de impulso; O núcleo de um foguete multiestágio série-paralela também é um foguete multiestágio. A conexão e a separação são realizadas através da conexão de um mecanismo de separação (muitas vezes chamado de mecanismo de separação) entre os níveis de um foguete multi-estágio, entre o foguete e a carga útil e carenagem. O mecanismo de separação consiste em um parafusos explosivos (ou cabos explosivos) e um dispositivo de ejeção (ou pequeno foguete).
Durante o arranque do motor, o foguete é fixado na plataforma de lançamento com um parafuso explosivo. Depois que a ordem de partida é dada, o vapor de combustível acumulado na linha é soprado para fora primeiro. Em seguida, a pólvora é acesa para empurrar a bomba turbo para girar e começar a entregar uma pequena quantidade de propelente. Dois propelentes entram no gerador de gás para queimar e, posteriormente, o gerador de gás empurra a bomba turbo a funcionar em toda a sua força.
Ao mesmo tempo, o sistema de ignição do motor funciona. As portas principais do combustível e do oxidante são abertas sucessivamente. Os dois propelentes entram sucessivamente na câmara de combustão e são incendiados. Em seguida, do estado primário ao estado primário. Em seguida, o sistema do motor de passeio também é ativado na sequência acima. Há uma detecção automática após o arranque do motor, cada sensor verifica se cada porta de activação, em todos os lugares a pressão e a temperatura são normais.
Quando tudo está pronto, o poder é ligado para explodir o parafuso de explosão e o foguete é lançado.
Existem muitas variedades de parafusos de explosão, principalmente o tipo de ranhura, tipo de pino de cisalhamento, parafuso de explosão tipo bola de aço e parafuso de explosão sem poluição, etc. De acordo com a divisão de carga, os pequenos são algumas centenas de quilos, os grandes podem chegar a mais de duzentas toneladas. De acordo com o modo de ignição, pode ser dividido em excitação elétrica, excitação mecânica, excitação de pressão, excitação hidráulica e assim por diante. Os indicadores de desempenho do parafuso explosivo incluem, além dos indicadores de desempenho mecânico do parafuso geral, a sensação de fogo, a corrente máxima não inflamável e a corrente mínima de fogo completo (para parafusos de partida elétrica), o tempo de ação, a faixa de temperatura de trabalho e assim por diante.
Na indústria aeroespacial, a fim de superar as desvantagens de parafusos explosivos, como alto custo, grande impacto de explosão, mais liberação de gás, os técnicos também desenvolveram parafusos auto-desbloqueáveis sem explosão com liga de memória de níquel de titânio como material. Este tipo de parafusos auto-desbloqueáveis também tem a vantagem de ser reutilizável. Mas também tem a desvantagem muito óbvia de que o tempo de reação é geralmente dezenas e cem vezes mais longo do que um parafuso explosivo. É certo que os parafusos explosivos ainda desempenharão um papel extremamente importante no futuro da indústria aeroespacial. Vamos esperar para ver ~!