Apesar da complexidade do processo de falha por extrusão de conexões aparafusadas em materiais compósitos, sua falha por extrusão é causada principalmente pela perda de compressão da fibra e da matriz [9]. As falhas de compressão das fibras incluem microtrincas e flambagem das fibras. Quando a relação entre as tensões de cisalhamento externas e as tensões de tração ao longo da direção da espessura atinge um valor crítico, a flamagem local da fibra é acionada, resultando em danos por extrusão que começam na camada mais externa do revestimento a 0° [10]. E a flexão da fibra fará com que as fibras se torçam e se dobrem, formando bandas torcidas e dobradas. De acordo com a análise de sensibilidade, o aumento da proporção de pavimentos a 0° pode aumentar a resistência de extrusão de ligações aparafusadas em compósitos [11]. Alternativamente, a delaminação pode ser suprimida através da adoção de uma única camada espessa, resultando em uma maior força de extrusão [12]. A falha por extrusão de conexões aparafusadas em laminados compósitos com camada simples espessa é uma combinação de quatro modos de dano: torção e dobra da fibra, fissuração da matriz em cunha, separação fibra-matriz e esmagamento [12]. A microflaqueza da fibra e a fissuração da matriz são os principais modos de iniciação do dano, enquanto as trincas de cisalhamento ao longo da direção da espessura dominam o processo de dano progressivo [12].
02 projeto reforçado da conexão aparafusada do composto
2, 1 projeto reforçado com luva de metal embutida ou porca embutida no orifício
Os pesquisadores propuseram o projeto de reforço local de uma conexão de parafuso parafuso expandindo o furo de uma conexão de parafuso composto e encaixando uma luva de metal ou uma porca embutido no furo do parafuso [13-23], como mostrado na figura 5.
Nilsson[13], do instituto sueco de aeronáutica, descobriu que a manga de aço e a manga de alumínio embutidas no furo do parafuso aumentam a carga de falha de conexões aparafusadas de compósito de fibra de carbono/resina epóxi (CF/EP) em 20% e 29%, respectivamente, sem alterar o modo de falha original por extrusão; A carga de falha pode ser aumentada em 32% e 57% quando a manga de aço e alumínio são coladas com a camada adesiva de extração, respectivamente, mas também faz com que o modo de falha mude de falha de extrusão para falha de tração e extensão e falha da camada adesiva, como mostrado na figura 6. Camanho et al. [14] reforçou o projeto de conexões aparafusadas em compósito CF/EP, colando uma manga de alumínio com extremidades cônicas no orifício do parafuso, resultando em um aumento de 24% na carga de falha das conexões aparafusadas. Xing lifeng et al. [15] descobriram que a luva de aço incorporada no furo do parafuso pode aumentar a carga de falha de conexões aparafusadas de materiais compósitos CF/EP em 14%.
Recentemente, Akbarpour e hallstr öm propuseram um novo tipo de design de manga de metal [16-19], como mostrado na figura 7. Este projeto requer a integração de finas camadas metálicas na posição de abertura do laminado compósito durante o processo de fabricação do compósito.
Eles incorporaram a manga de aço em um laminado de compósito CF/EP e projetaram três esquemas de reforço [16], como mostrado na figura 8. Três estruturas de reforço foram testadas através de ensaios de resistência à extrusão e verificou-se que as configurações A, B e C aumentaram A resistência à extrusão em 61%, 50% e 12%, respectivamente, para as ligações aparafusadas do compósito CF/EP.
Eles também estudaram o efeito da largura de laminados compósitos CF/EP sobre o reforço da manga de aço [17] e descobriram que o reforço é praticamente inafetado pela largura do laminado, mas quando a largura é pequena, o modo de falha muda de falha por extrusão para deformação plástica na borda do furo. Além disso, ele investigou o efeito do método de reforço no aumento da resistência de uniões de pregos simples e de dois pregos em materiais de recompósitos CF/EP através de testes experimentais. Ambos encontraram um aumento mais acentuado na resistência, mas inevitavelmente causando uma mudança no modo de falha.
Eles ainda compararam o material da luva para o efeito de aprimoramento da sonoridade [18] e descobriram que a luva de aço poderia aumentar a força de extrusão de um laminado de compósito CF/EP em 50%-60%, enquanto a luva de titânio poderia aumentar sua força de extrusão em 35%-45%. Ambos os tipos de mangas permitem um aumento de 40%-45% na força da conexão de dois pregos para o material de laminação CF/EP.
Recentemente, Xu et al. [20] usaram mangas de metal para realizar o ajuste de interferência de conexões aparafusadas de compósito CF/EP. Descobriu-se que a adição de mangas de metal para o ajuste de interferência pode aumentar a carga de falha inicial da conexão aparafusada em 33% e a resistência final em 12%, em comparação com as conexões aparafusadas com ajuste de interferência convencional, sem alterar o modo de falha de extrusão original.
Em vista da fibra de vidro reforçada polímero (GFRP) material composto de conexão aparafusada, Mara et al. [21] através do estudo de teste descobriu que a luva de aço colada no orifício pode aumentar a carga de falha da fibra de vidro/fibra de poliéster (GF/PET) conexão aparafusada e manter o modo de falha de extrusão original, Ao mesmo tempo, a deformação plástica da manga alivia o grau de deformação por extrusão do furo. A wang guojiie [22] avaliou o efeito de uma porca de aço embutido na resistência de uma união aparafusada de um compósito de fibra de vidro/poliuretano (GF/PU) por meio de simulação numérica fraccionada.
O mecanismo de reforço do método acima é através do efeito de transição da luva de metal ou porca, a conexão de parafuso composta é convertida em conexão de parafuso de parafuso de metal, de modo a aumentar a força da conexão de parafuso composta. Este método não só altera a distribuição de tensão na borda do furo, mas também pode evitar danos na borda do furo devido à instalação repetida do parafuso. Ele também pode ser usado para reparar furos contendo danos em conexões aparafusadas. Mas a desvantagem é que a introdução de mangas metálicas e porcas levou a um aumento significativo no peso das conexões aparafusadas de material composto.
2.2 projeto aprimorado com camadas finas ou convexos adicionados localmente no exterior/entre as camadas
Os pesquisadores propusieron um projeto de aprimoramento local com a adição de camadas finas no exterior ou entre as camadas da área próxima ao furo do parafuso ou a configuração de um convés circular-anular para a conexão aparafusada [22, 24-26], como mostrado na figura 9.