A forte base industrial também se tornou a base sobre a qual a alemanha se atreveu a desafiar a hegemonia britânica.
Iii. A poderosa indústria norte-americana e suína lança a nova ordem internacional do pós-guerra
1800-1850 estados unidos. Ainda era um país agrícola atrasado. A indústria do norte era dominada pelo processamento de alimentos e têxteis. Ao mesmo tempo, a produção de madeira, minerais e outras matérias-primas; No sul, havia uma economia de plantação, fazendas escravas, cultivo de algodão, chá e grãos.
Depois da guerra civil, os estados unidos, como a alemanha, aproveitaram a oportunidade da segunda revolução industrial. Além disso, os estados unidos tinham um potencial de desenvolvimento melhor do que a alemanha- um vasto território, recursos abundantes, uma grande população, uma geografia privilegiada que permitiu que a indústria americana explodisse- de 1868 a 1880, A produção de aço dos estados unidos cresceu a uma taxa média de cerca de 40% ao ano. Na véspera da primeira guerra mundial, os estados unidos lideravam a produção industrial do mundo, com 32% da produção industrial mundial, e lideravam a produção de aço, carvão, petróleo e grãos.
Na véspera da segunda guerra mundial, os estados unidos representavam 38, 7% da produção industrial mundial. E isso foi exatamente o que levou os estados unidos, durante a segunda guerra mundial, a construir, em média, uma frota de porta-aviões a cada dois meses, com uma produção anual de 40 000 aviões e 20 000 tanques.
Na véspera da primeira guerra mundial, a rússia representava 8, 2% da produção industrial mundial. Embora pareça que a força industrial não é vulgar, uma grande parte da produção industrial provém da indústria leve com investimento estrangeiro. A indústria pesada nacional representa apenas 1/5 de toda a indústria. É por isso que a rússia é chamada de "gigante da lama".
Na primeira guerra mundial, o exército russo ficou significativamente menos equipado do que os alemães, e houve até casos locais em que três soldados dividiram um fuzil. Após o estabelecimento da união soviética, especialmente sob as idéias orientadoras da industrialização do aço de stalin e o sistema de economia planejada, chegou a era da industrialização de alta velocidade. Até as vésperas da segunda guerra mundial, a produção industrial soviética representava 17, 6% da produção industrial mundial. Além disso, a estrutura industrial era baseada na indústria militar e na indústria pesada.
Foi graças a uma forte indústria pesada que a união soviética produziu 108 000 tanques e artilharia autopropulsionada, 144 000 aviões durante a segunda guerra mundial e, finalmente, venceu a grande guerra patriótica, reunindo-se com os aliados no elba e, juntamente com os estados unidos, redesenhando a ordem internacional do pós-guerra.
O ocidente está a perder uma indústria poderosa.
I. não há posição internacional sem uma indústria forte
Voltando à história, nas duas guerras mundiais, a china, apesar de pagar um grande preço, tem o nome de um país vencedor, mas não a verdade- após a primeira guerra mundial, os interesses de shandong foram tomados pelo japão; Após a segunda guerra mundial, os interesses da china no exterior da mongólia e no nordeste foram cedidos pelos estados unidos à união soviética. A raiz desses fenômenos reside no fato de que a indústria é menos poderosa do que o homem e o estado integrado é menos poderoso do que o homem. A comparação com os dados da véspera da segunda guerra mundial é evidente:
Os estados unidos representam 38, 7% da produção industrial mundial;
A urss representa 17, 6% da produção industrial mundial;
A alemanha representa 13, 2% da produção industrial mundial;
O reino unido representa 9, 2% da produção industrial mundial;
A frança representa 4, 5% da produção industrial mundial;
A china representa 0, 3% da produção industrial mundial.
Como pode ser visto pelos dados acima, na véspera da segunda guerra mundial, a china tem uma enorme fraqueza industrial, fábricas limitadas a maioria da indústria têxtil, enquanto a indústria pesada é quase zero, de pequeno a prego de ferro, grande para aviões, tanques, navios de guerra dependem basicamente das importações. Sem o seu próprio sistema industrial e indústria de defesa nacional, não é capaz de garantir a segurança nacional e apoiar o desenvolvimento contínuo da economia nacional. Sob a lei das relações internacionais da lei da selva, a natureza sofre bullying. Até mesmo a soberania nacional da china é vista pelas potências como um objeto que pode ser arbitrário.
Em 1976, a china tornou-se a sexta nação industrial do mundo com um sistema industrial completo e armas e equipamentos sofisticados, como "duas bombas, uma estrela" e submarinos nucleares. Com isso, a china se libertou da sua impressão de fraqueza e a república popular da china tornou-se também um dos cinco membros permanentes da onu, ganhando uma posição de diálogo em pé de igualdade com as potências internacionais estabelecidas, como os estados unidos, a união soviética, o reino unido e a frança.
30 anos a leste do rio, 30 anos a oeste. Como o ocidente a discrição nas últimas décadas "desindustrialização", desenvolvimento industrial e os países da ásia oriental fazem tudo o que podem, apareceu global "na américa do norte, europa ocidental, ásia oriental" três grandes centros industriais, resultando num passado domina o mundo fora, em que os brancos na cena política mundial, países da ásia oriental começou a desempenhar um papel cada vez mais importante, A paisagem política internacional também mudou de “confronto bipolar” durante a guerra fria, para “mais forte do que um” na era pós-guerra fria, e para a atual era do triplo “américa do norte-europa ocidental-ásia oriental” — a posição internacional de cada país, em última análise, ditada pelo poder industrial.
Ii. Não há prosperidade económica sustentada sem uma indústria forte
Sem "agricultura" instável, sem "trabalho" não forte, sem "comércio" não rico. Uma vez que a agricultura está sujeita a uma produção relativamente limitada, das três indústrias, a indústria é verdadeiramente uma indústria com uma forte função hematopoiética e uma importância extraordinária para a prosperidade económica contínua e a estabilidade social.
Desde a crise financeira de 2008, as economias da europa e dos eua desmoronaram e a china tornou-se o motor do crescimento mundial com a sua enorme força económica, que reside fundamentalmente no seu poder industrial de grande crescimento. O facto de a alemanha ter conseguido assumir a liderança na europa, especialmente depois da crise da dívida europeia, ter tomado o poder de dispor da soberania nacional de outros países e ter realizado o que hitler também não tinha feito, também se deve ao seu grande poder industrial.