Método do alongamento do parafuso (QA)
O método QA é um método de controle para determinar se o limite de escoamento foi atingido medindo o alongamento do parafuso. Embora a força de escoamento inconsistente de cada parafuso também possa causar erros de aperto, os erros são geralmente muito pequenos. O método tomado no método do QA para medir o alongamento do parafuso, é medido geralmente pelo ultra-som. A frequência do eco do ultra-som aumenta com o alongamento do parafuso. Assim, uma determinada frequência do eco representa uma certa quantidade do alongamento.
O diagrama é o princípio do método QA. Uma vez que o parafuso é apertado e afrouxado, a curva em que a frequência de eco medida com o sonicador muda com o aperto (alongamento) e afrouxamento (redução do alongamento) do parafuso não coincide. A frequência ascendente da pré-carga axial do mesmo parafuso é menor que a frequência descendente. Desta forma, deve-se prestar atenção quando utilizado para medir o limite de escoamento do parafuso.
06
Método de inclinação de torque
O método da inclinação de torque é uma forma de controlar a pré-carga inicial utilizando como indicador a variação do valor da inclinação de torque na curva torque-ângulo. Este método de aperto geralmente toma a força do eixo de aperto de rendimento do parafuso como um valor-alvo para o controle da pré-carga inicial. Este método de aperto é geralmente utilizado quando a dispersão inicial da pré-carga do parafuso é pequena e a resistência do parafuso pode ser maximizada.
No entanto, como o controle da pré-carga inicial por este método de aperto é basicamente o mesmo que o método do ângulo da zona plástica, é necessário um controle rigoroso do ponto de escoamento do parafuso. O método de aperto em comparação com o método de canto da zona plástica, a plasticidade do parafuso, ou seja, o uso repetido e outros aspectos aparecem menos problemas, tem certas vantagens, no entanto, as ferramentas de fixação são mais complexas e mais caras.